Questions? +1 (202) 335-3939 Login
Trusted News Since 1995
A service for banking industry professionals · Wednesday, June 26, 2024 · 722,918,849 Articles · 3+ Million Readers

Matthias Manasi e Rüya Taner com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro no Teatro Poupex

Rüya Taner e Matthias Manasi com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. (Mateus Teodoro)

O maestro Matthias Manasi e a pianista Rüya Taner com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro no Teatro Poupex. (Mateus Teodoro)

Matthias Manasi no pódio no Teatro Poupex. (Matheus Teodoro)

Rüya Taner e Matthias Manasi com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro no dia 16 de maio no Teatro Poupex, em Brasília.

BRASíLIA, BRAZIL, June 3, 2024 /EINPresswire.com/ -- O famoso maestro alemão Matthias Manasi é convidado regular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Para seu programa atual, escolheu o impressionante poema sinfônico 'Francesca da Rimini' de Tchaikovsky. Além disso, a pianista turca Rüya Taner fez sua estreia com a orquestra com o Concerto para Piano Nº 21 de W. A. Mozart.

O concerto foi realizado no dia 16 de maio no Teatro Poupex, em Brasília, e foi inaugurado com a 'Balkan Overture', uma nova obra evocativa do compositor turco Oguzhan Balci. O aquecimento é centralizado nos oboés, clarinetes e cordas no início, sussurrando uma terna melodia dos Bálcãs durante todo o tempo. A composição de Balci é delicada, hábil e envolvente. Usa as formidáveis forças orquestrais à sua disposição com caráter dançante e de segurança, interrompidas por uma seção de 7/8 envolvente.

O maestro alemão Manasi, que é diretor musical e regente-chefe da casa de ópera norte-americana Nickel City Opera, em Buffalo, regeu essa abertura com uma atenção meticulosa aos detalhes, um profundo comprometimento com a estrutura e notas dançantes.

A pianista turca Rüya Taner foi a célebre solista do Concerto para Piano Nº 21 de Mozart. Sua execução no movimento de abertura ofereceu um diálogo perfeito e sempre teve uma noção da orquestra. Sua interpretação foi segura e comedida. Seu toque sensível e leve garantiu a elegância clássica dessa música. O movimento lento foi brilhante, com Manasi desenhando um acompanhamento arejado, leve e requintado, assim como os suaves pizzicatos de cordas sob a solista, enquanto Manasi fraseava com sutis contrastes dinâmicos. Os violinos animados abriram o terceiro movimento com graça e leveza, harmonizando-se perfeitamente com o toque cristalino de Taner. Manasi alcançou um equilíbrio muito bom entre a orquestra e a solista, e Taner trouxe uma nova variedade a cada aparição do tema principal do Rondo.

Felizmente, Tchaikovsky equipou sua 'Francesca da Rimini' apenas com uma breve introdução que exala um pouco da atmosfera wagneriana, enquanto Manasi e os músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro chegaram à fascinante e agitada parte principal mais rapidamente e se lançaram à peça. Manasi despiu a peça de todo o pathos e a afinou em um tom febril de neurose e virtuosismo frenético.

A confiança entre o maestro e os músicos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro ficou bastante evidente; juntos, passaram de uma fase introdutória de disciplina rigorosa para uma fase de riscos de alta octanagem e os resultados foram, francamente, de tirar o fôlego. Essa é a área de atuação de Manasi. Maravilhoso, já que Matthias Manasi e as cordas da OSTNCS realmente extraem o drama e a emoção da obra, especialmente na seção central da música de amor de Francesca e Paolo. Manasi traz anos de experiência internacional para o pódio e é, acima de tudo, um contador de histórias. Cada motivo tem significado e direção; grava todas as linhas melódicas para contar as muitas linhas narrativas de Tchaikovsky. O estilo animado de Matthias Manasi no pódio e sua musicalidade estimulante são impressionantes. Certamente, 'Francesca da Rimini' não pode ser melhor do que isso.

Gabriel S. Dorgan
News Brasília
email us here

Powered by EIN Presswire


EIN Presswire does not exercise editorial control over third-party content provided, uploaded, published, or distributed by users of EIN Presswire. We are a distributor, not a publisher, of 3rd party content. Such content may contain the views, opinions, statements, offers, and other material of the respective users, suppliers, participants, or authors.

Submit your press release